Cartão do SUS: Cadastro, Solicitação e Agendamento

0 Comments

Quando os cidadãos atingem uma certa idade, o Governo Federal passa a dar permissão para que este cidadão possa fazer a solicitação da emissão do seu Cartão do SUS. Por meio do Cartão do SUS qualquer pessoa poderá ter acesso a benefícios exclusivos garantidos pelo Governo Federal.

Cartão do SUS

Quando uma pessoa atinge mais de 60 anos de idade, a Previdência Social começa a considerar esta pessoa na categoria de Terceira Idade, ou popularmente conhecidos como “SUSs”.

Porém, ao atingir esta idade, todos os cidadãos podem começar a ter acesso a benefícios exclusivos. Estes benefícios incluem diversas atividades exclusivas garantidas pelo INSS.

Veja abaixo quais benefícios os SUSs têm direito:

  • Taxa de transporte livre, seja em ônibus municipal ou interestadual;
  • Conseguir vagas exclusivas para mais fácil embarque e desembarque de passageiros;
  • Conseguir condições especiais em viagens terrestres e aéreas.

Desse modo, todos que atingem essa marca de idade, poderá realizar o agendamento Cartão do SUS para enfim, emiti-lo e assim, ter acesso a todos esses benefícios.

Quem tem direito ao benefício? 

Antes de tudo, para poder emitir o documento Cartão do SUS, o cidadão deve comprovar algumas exigências. Essas regras são impostas pelo Governo Federal afim de garantir que aqueles que receberem o Carteira do SUS realmente sejam o público alvo.  

Ou seja, é primeiro necessário estar dentro de todas as regras impostas pela Previdência Social para poder emitir o documento.

Dessa forma, veja logo abaixo todas as regras:

  • Apenas os cidadãos com mais de 60 anos podem fazer a solicitação para emitir o Cartão do SUS;
  • É preciso que o cidadão faça a renovação de seu Cartão do SUS a cada 5 anos. Caso essa regra seja descumprida, o cartão será oficialmente cancelado;
  • Todas as pessoas com menos de 65 anos podem apenas utilizar o Cartão do SUS como forma de conseguir estacionamento privativo;
  • Desse modo, somente quem possuir mais de 65 anos é que os direitos a transporte públicos municipais e interestaduais poderão ser solicitados de forma totalmente gratuita.

Assim, fique bastante atento para poder realizar a solicitação do seu Cartão do SUS.

Agendamento Cartão do SUS

Nos estados brasileiros não é preciso realizar um tipo de agendamento para poder emitir o Cartão do SUS. Para isso, basta ir em um dos locais de atendimento oficiais da União e dar entrada no processo de emissão.

Lembrando, que para fazer a solicitação do Carteira do SUS, primeiramente é preciso estar dentro de todas as regras mencionadas no tópico acima.

Como emitir o Cartão do SUS

Infelizmente, diferente de outros benefícios, como o Seguro Desemprego. Para poder conseguir emitir o Cartão do SUS, não existe forma de fazer um agendamento ou solicitação direto pela internet.

Dessa forma, é preciso que o cidadão compareça presencialmente em um dos postos de atendimento. Após isso, será possível realizar o procedimento de solicitação.

Para poder emitir seu benefício, você deverá ir até um dos seguintes pontos de atendimento abaixo citados:

  • Em uma sede do DETRAN do município onde você mora;
  • Na sede da Prefeitura Municipal;
  • Em um dos postos de atendimento do transporte público da sua cidade;
  • Uma das unidades do Centro de Referência da Assistência Social, CRAS.

Ao ir até um destes locais, afim de realizar a solicitação do seu Carteira do SUS, é preciso ter em mãos alguns documentos de verificação de identidade.

Documentos

Após o cidadão estar de acordo com todas as regras, é preciso ir até os locais citados e por fim, entregar os documentos para que a emissão do Cartão do SUS possa ser realizada.

Estes documentos devem ser entregues para confirmação de identidade. Ou seja, para que os sistemas do Governo federal possam validar todas as informações e assim, lhe garantir o direito a este benefício.

Confira logo abaixo quais documentos você precisa ter em mãos para dar entrada no eu Cartão do SUS:

  • Carteira de Identidade e CPF;
  • Comprovante de endereço no nome do SUS solicitante;
  • Em alguns casos é preciso que o SUS possua um registro no CadÚnico ou ter um Cartão Cidadão;
  • Carteira Nacional de Habilitação (CNH) caso possua;  
  • Formulário de requerimento do Cartão do SUS, entregue no próprio local de solicitação como no exemplo abaixo.

Após a entrega e solicitação pelo Cartão do SUS, o órgão expedidor poderá entregar o cartão na mesma hora. Porém, em algum caso será preciso esperar por um período de 15 dias úteis para o recebimento deste documento.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *